5 formas de ‘engrandeceres’ a tua vida

Introdução.

A vida está cheia de escolhas; porque não escolher viver a vida da forma mais gratificante possível? Vê 5 formas de ‘engrandeceres’ a tua vida.

Se a McDonald’s o faz, porque não hás de o fazer também?

1. Diz ‘Sim’ à vida.

“Não tenhas medo da vida. Acredita que a vida vale a pena ser vivida, e a tua crença ajudará a criar o facto”. – Henry James

Dizer ‘sim’ à vida permite que bênçãos maravilhosas te aconteçam. Diz ‘sim’ à oportunidade e ao sucesso. Diz ‘sim’ a uma vida na qual tu vivas segundo os teus critérios. Diz ‘sim’ a fazeres as tuas próprias decisões e não a procurares a aprovação dos outros. Diz ‘sim’ a uma carreira mais realizada e gratificante. Diz ‘sim’ a uma relação que te dá energia, te apoia e te estimula. Diz ‘sim’ a um futuro promissor. Diz ‘sim’ a uma vida sem culpas, ressentimentos ou arrependimentos. Diz ‘sim’ a aproveitares melhor o teu tempo a melhorares-te como pessoa. Diz ‘sim’ a viver uma vida autêntica. Diz ‘sim’ a aproveitares oportunidades e a libertares-te do medo. Diz ‘sim’ à felicidade e às conquistas. Diz ‘sim’ a uma vida bem vivida.

2. Ama incondicionalmente os outros e a ti mesmo.

“O amor é paciente, é benigno, o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não é rude nem egoísta, não se exaspera, não se ressente do mal…” I Corintianos 13: 3, 5).

Quando foi a última vez que amaste sem hesitação ou precaução? Reprimir o amor como forma de controlo só conduz à desconfiança e ao ressentimento. Amar incondicionalmente significa amar sem julgar. Liberta-te de expectativas irrealistas e aceita a pessoa ou pessoas que amas por aquilo que elas são. Não esperes que as tuas necessidades e desejos sejam concretizados por outra pessoa. Deixa aqueles que te amam exprimir-se sem medo de serem rejeitados. Não te castigues a ti ou a entes queridos por erros do passado. Hoje em dia as pessoas usam a palavra “amor” muito trivialmente, mas não param para pensar nas implicações que o uso dessa palavra acarreta. Dispensa algum tempo para te tornares mais responsável pela maneira como mostras amor pelo próximo. Deixa-te amar e ser amado.

3. Arrisca mais.

“Chegou uma altura em que o risco de permanecer apertada no botão era mais doloroso do que o risco necessário para florir.” – Anais Nin

Tudo na vida envolve riscos. Estás a deixar que o medo pela rejeição ou falhanço controle a tua vida? O medo inibe o sucesso. Arrisca e liberta-te de crenças limitantes. Ao arriscares, estás a tornar-te mais forte e capaz de comandar a tua vida. Sê curioso pela vida; experimenta coisas novas. Define objetivos para ti e toma uma atitude. Garante que são metas excitantes. Distancia-te do que é seguro, confortável e familiar. Avalia os sentimentos que te surgem ao pensares em tomar riscos. Pergunta a ti próprio “De que é que eu tenho medo?”. Fechares-te numa redoma de vidro impede-te de explorar outras possibilidades. Abraça o desconhecido e terás sucesso. Nunca saberás o resultado se não arriscares.

4. Faz do impossível, possível.

“O pessimista vê dificuldade em todas as oportunidades. O otimista vê oportunidades em todas as dificuldades”. – Winston Churchill

Se pensares que não pode acontecer, então não acontecerá. É possível ultrapassar os tempos difíceis que surgem na vida. Aprende com os teus falhanços e assume a responsabilidade pela tua vida. Dar ouvidos à crítica interior pode sabotar os teus sonhos. Impede-a de te deitar abaixo reafirmando todas as coisas de que és capaz de fazer. Sonha em grande e entusiasma-te com o teu futuro. Encontra e liberta os teus talentos inexplorados. Acredita nas tuas habilidades e descobre o que tens para oferecer ao mundo. Pensa em todas as coisas que não consegues fazer e tenta fazê-las. Lembra-te daqueles tempos quando surgia alguma coisa difícil de realizar, tu eras capaz de superar o desafio. Continuar a viver a vida num recipiente de segurança, numa redoma de vidro, não te vai ajudar a conseguires nada na vida. Adota as ações necessárias para atingires os teus objetivos. Não ponderes tanto e começa a atingir!

5. Aproveita a tua vida ao máximo.

“A forma como vivemos os nossos dias é, obviamente, a forma como vivemos a nossa vida.” – Annie Dillard

Qual é o teu legado? Como queres ser relembrado? Qual é o teu propósito de vida?

A vida que tu vives define quem tu és e as escolhas que fazes irão determinar o impacto que terás nas vidas dos outros. Nunca subestimes o poder das tuas palavras e ações. Foste criado exclusivamente para dar uma contribuição ao mundo. É de teu direito e obrigação deixares a tua marca neste mundo. Rodeia-te de pessoas que te apoiem, sejam positivas e encorajadoras. Mostra apreciação e gratidão por aqueles que estão a teu lado. Se tens uma mensagem a partilhar, então partilha-a com o resto do mundo. Ser pequeno e pensar pequeno não te vai levar onde tu tens de estar na vida. Começa desde hoje a ter uma nova perspectiva de vida.

 Photo Credit: Chrismatos, Scuola di Atene, Arya Ziai via Compfight.


Artigos relacionados:

About The Author

Eduardo Parreira da Fonseca

Licenciado em Informática, é consultor em Tecnologias de Informação, Coach com certificação internacional e frequenta o Master Coach. Criador de ComeçaAgora e autor dos livros 'Coaching Workbook' e 'Bloco de Coaching'.

Leave A Response

Confirme p.f. * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

* Denotes Required Field