5 formas rápidas e fáceis de superar obstáculos para atingir objetivos

“Dúvidas só podem desaparecer com ação.” – Johann Wolfgang von Goethe

Introdução.

A vida não é nada mais do que um caminho repleto de obstáculos. Só é preciso conseguir passar esse caminho “com êxito” até se chegar ao objetivo desejado, mas parece que muitas pessoas têm problemas em conseguir fazê-lo.

E é normal encontrar-se estes obstáculos quando tentas chegar ao teu objetivo. É uma espécie de teste para ver se tens aquilo que é preciso. Contudo, quando estes obstáculos começam a tornar-se muito incómodos ao ponto de a pessoa começar a ponderar desistir do(s) seu(s) objetivo(s); ou pior, abandoná-lo(s) definitivamente, é preciso tomar uma atitude e pensar bem nas coisas.

Assim sendo, aqui ficam algumas sugestões de procedimentos úteis testados, que te ajudarão a manter-te concentrado em qualquer/quaisquer objetivo(s) que tenhas em mente.

1.º Pensa positivo.

O que significa “não desistas”! Não deves deixar nunca espaço para desistências, especialmente se já estiveres a meio caminho de atingir o teu objetivo. Desistir é o mesmo que voltar ao princípio na tua conquista pelo teu objetivo. É um desperdício de tempo, energia, dinheiro e muitas outras coisas que foram dedicadas a este projeto. Desistir tem um preço muito maior do que encontrar uma solução para um problema que surja, já para não falar da frustração que vais sentir.

2.º Mantém uma mente lúcida, aberta e calma.

Está sempre preparado(a) para receber novas ideias. Concentra-te (aprende a saber como te concentrares)! Pensa em grande escala e sê sempre recetivo a opções (mesmo aquelas menos convencionais) para eliminar determinado obstáculo que estejas a tentar superar.

3.º Persistir e Perseverar.

Certifica-te de que exploras todas as possibilidades, até ao ponto de ires por tentativa e erro, só para garantir que existe uma solução para o problema que estás a passar.

4.º Simula.

Tenta imaginar uma solução possível para te ajudar a superar e/ou resolver o obstáculo que te está a bloquear. Simula a sua existência.

5.º Procura ajuda.

Se nada funcionar, pede ajuda a alguém que saibas que tem mais conhecimento no trabalho que estás a fazer. Pode ser que te possam ajudar. As suas sugestões podem não ser necessariamente as certas ou as que esperavas ouvir, mas podem dar-te novas ideias para tu próprio encontrares a solução certa para o teu problema. Se não encontrares quem te possa ajudar procura um Coach. Existem muitas razões para contratares um Coach.

shadow-ornament

Estes são os 5 passos básicos para ultrapassar qualquer obstáculo que te esteja a bloquear. Mas… antes de continuar, gostava que considerasses este cenário como um exemplo.

Vamos imaginar que pensaste num novo produto SUPER FIXE, sentes-te entusiasmado e estás confiante de que este produto vai vender-se bem junto do teu mercado-alvo assim que chegar às lojas. Entusiasmado, vais a correr contar a um amigo a tua grande ideia e ele diz-te que o teu produto vai ser uma perda de tempo e de dinheiro. Também te explica porque é que a ideia vai ser um fiasco, dando as seguintes razões: “Se o produto que inventaste vai ser um sucesso assim tão grande, porque é que não há mais ninguém a fazê-lo?” Soa-te familiar?

Depois de ouvires o comentário que o teu amigo disse, decides que ele tem razão e esqueces-te do produto que inventaste por causa dele. Este cenário que acabaste de ler está sempre a acontecer, em qualquer hora em todo o mundo. Não sejas mais uma vítima de um cenário semelhante!

Cada pessoa tem as suas opiniões e crenças. E tu também tens o teu sistema de crenças. Apesar de ser bom ouvir as opiniões de outras pessoas e as suas razões, o que interessa realmente é a tua opinião baseada na informação que recebeste e investigaste. Por isso, a lição que podes tirar daqui é – sê firme nas tuas crenças e segue o teu coração e o desejo da tua mente. Nunca se sabe qual pode ser o resultado.

Photo Credit: Presidio of Monterey: DLIFLC & USAG via Compfight


Artigos relacionados:

About The Author

Eduardo Parreira da Fonseca

Licenciado em Informática, é consultor em Tecnologias de Informação, Coach com certificação internacional e frequenta o Master Coach. Criador de ComeçaAgora e autor dos livros 'Coaching Workbook' e 'Bloco de Coaching'.

Leave A Response

Confirme p.f. * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

* Denotes Required Field