“Uma meta sem um plano é só um desejo.” – Antoine de Saint-Exupery

Introdução.

Primeiro que tudo, não mistures desejos com metas (ou objetivos). As pessoas querem, frequentemente, situações ou realizações, e chamam-nas de metas. Depois ficam decepcionadas quando não as obtêm. Nomear apenas os teus desejos não é estabelecer metas eficazmente.

Características das metas.

As boas metas têm algumas ou todas as características seguintes:

1. São específicas. Uma meta como, “Eu quero ser saudável” é demasiado geral. “Eu quero perder peso e andar três vezes por semana,” é melhor;

2. São realistas. Mesmo que seja possível que tu te tornes num astronauta, infelizmente, se já tiveres mais de 55 anos, é melhor tentar tornares-te piloto. Metas irrealistas colocam-nos num cenário de fracasso.

3. Estão escritas. Escreve as tuas metas. É uma maneira de as tornar mais reais, e isto influencia o teu subconsciente, especialmente se as reveres regularmente.

4. São mensuráveis. Exatamente, quantos quilos queres perder? Quanto dinheiro queres ganhar, exatamente? Como é que saberás se o teu relacionamento está melhor?

5. São motivadoras. Estabelecer uma meta pelas razões certas é um bom começo. Boas metas põem-te entusiasmado quando pensas nos benefícios das alcançar. Garante que são metas excitantes. Deves aprender, também, como te voltares a motivar a ti próprio e recompensares-te quando progrides.

6. Tornam-se planos de ação. Uma meta com passos específicos torna-la mais provável de ser atingida. É mais fácil um passo de cada vez. Por isso é fundamental criar um plano de ação.

7. Têm prazos específicos. Em que data eu terei um emprego novo? Estabelecer datas para os alvos ajuda realmente a medir o progresso, e a motivares-te a ti próprio.

8. Consideram fatores pessoais. Achas que vais ser bem-sucedido se sentires que não mereces? Possivelmente, mas não provavelmente. Aprender os passos para estabeleceres metas para o teu desenvolvimento pessoal como parte de qualquer outra meta importante.

9. São seguidas por ação. Um segredo da motivação e de chegar onde tu queres estar é o começo de qualquer movimentação em direção à meta. Ação gera ação. Começa devagar se tiver que ser, mas começa o teu caminho para o sucesso. De preferência começa agora.

10. Não estão gravadas em pedra. Todas as metas importantes podem evoluir. Porque é que te tornarias num médico de família quando aprendeste que gostavas mais de fazer trabalho de laboratório?

Auto-Consciência.

Uma mudança de caminho e uma desculpa não são a mesma coisa, mas saber a diferença requer um certo nível de auto-consciência.
Desenvolve isso, e terás mais probabilidades de chegar onde queres estar. Especialmente se usares todas estas regras de como estabelecer metas. [hr][/ihc-hide-content]

Comentários no Facebook

Leave a Reply