“Precisamos de mais tempo? Ou precisamos de ser mais disciplinados com o tempo que temos?” – Kerry Johnson

Introdução

Qual é o maior problema dos truques de memória? Lembrar-se de os usar, claro.

Existem muitas técnicas de memória que funcionam bem mas esquecemos delas quando mais precisamos – a não ser que se faça da sua utilização … um hábito.

Quando tiras tempo para aprender uma técnica usa-a até esta se tornar automática. Aqui estão algumas técnicas simples para tentares.

Como lembrar das coisas

Diz, para ti mesmo, para te lembrares.

Técnica 1

Quando aprendes o nome de uma pessoa, por exemplo, diz para ti mesmo, “lembra-te disto”. Isto dá sinal à tua mente inconsciente para categorizar esta informação como mais importante.

Técnica 2

Sabe o PORQUÊ de te quereres lembrar de algo e COMO te irás lembrar. Para te recordares de uma pessoa, por exemplo, pergunta a como lembrar das coisasti mesmo porque ela será importante para ti no futuro. Imagina onde a verás no futuro e liga isso a algo que repares nela. Visualizar a importância de recordar ajuda e as associações (p.e. onde esperas voltar a ver a pessoa) reforça mais a memoria no teu cérebro.

Técnica 3

Esqueces onde pões as chaves do carro?

Provavelmente já tentaste refazer os teus passos, pelo menos através da tua imaginação. Isto pode funcionar bem mas é ainda melhor prevenir, antecipadamente, o esquecimento. Quando colocas as chaves na cadeira (por exemplo) vê-te a ti mesmo a aproximares-te e a pôr as chaves na cadeira. Assim já não te vais esquecer onde elas estão.

Existem muitos mais destes truques de como lembrar das coisas. No entanto, se queres que eles sejam úteis, não fiques pela leitura. Torna uma técnica de memória, ou duas, num hábito, começando hoje, agora.

 

Photo Credit: StockMonkey.com via Compfight cc [hr]

  • Vê também como te concentrares pode ajudar a lembrar das coisas.
  • Se tens alguma questão não hesites em deixar aqui um comentário.
  • Sabe + o que é ComeçaAgora – Coaching Yourself e como podes começar.
  • Para não perderes um artigo subscreve por email (rss_icon4_130x60), gosta no Facebook (facebook) e segue no Twitter (twitter icon2).

Comentários no Facebook

Leave a Reply