coach

Os 7 maiores erros que podes fazer para não contratares um Coach.

“Não perguntes o que o mundo precisa. Pergunta o que te faz sentir vivo e vai fazê-lo. Porque o que o mundo precisa é de pessoas que se sintam vivas.” – Howard Thurman

Introdução.

Hoje em dia existe uma grande procura por Coachs, porque o Coaching tem provado ser um método extremamente eficaz para facilitar o desenvolvimento pessoal e profissional de qualquer um.

Em estudos feitos sobre o impacto do Coaching, os resultados têm mostrado de forma clara e consistente que tem um retorno sobre o investimento de mais de 100%. Então porque é que alguns ainda não têm um Coach nas suas vidas? Vê quais são os sete maiores erros de pensamento das pessoas que ainda não têm um Coach.

O 7º Maior Erro.

Ter uma mentalidade de “Solitário”. Se tu achas que a melhor maneira, ou a única maneira de alcançares os teus objetivos é fazeres tu mesmo, então tens uma Mentalidade de “Solitário”. coachAcreditas que procurar ajuda de alguém, um profissional já agora, significa de alguma forma que és incapaz, não és inteligente, forte ou bom o suficiente. Fica a saber que as pessoas que procuram Coaching são todas essas coisas, extremamente capazes, inteligentes, fortes e muito mais. Elas escolhem o Coaching porque estão prontas para acelerar as suas vidas pessoais e profissionais e trabalhar com um profissional que irá ajudá-las a alcançar os seus objetivos mais rapidamente, com maior facilidade e com melhores resultados do que conseguiriam só por si.

Um Coach vai facilitar a tua auto-descoberta, a identificação dos teus objetivos e a sua priorização. O teu Coach vai ajudar-te a criar o teu plano de ação assim como preparar-te a superar todos os desafios que encontres ao longo do teu caminho. O teu Coach vai responsabilizar-te para tomares medidas consistentes para a concretização dos teus objetivos. A “prestação de contas” é uma das maiores recompensas do Coaching. É tão poderosa porque faz a diferença em te tornares num “Conquistador de Metas” em vez de ser somente um “Estabelecedor de Metas”, alguém que age em vez de alguém que fala. Pensa no teu Coach como o teu companheiro para o sucesso, cuja razão de ser é ajudar-te a obter o que desejas mais rapidamente, com maior facilidade e com melhores resultados do que tu conseguirias sozinho.

O 6º Maior Erro.

Contentares-te com o bom em vez de ir atrás do excelente. Se tu pensas que a tua vida é boa e estás relativamente satisfeito, parabéns! Isso não aconteceu naturalmente. coachTu, obviamente, fizeste um trabalho fabuloso. Já provaste que és o tipo de pessoa que proativamente vai atrás do que queres e alcanças. Então, porquê contentares-te com algo menos do que o excelente? Porquê é que te haverias de contentar com viver a preto e branco se poderias estar a viver a cores? Queres realmente jogar pelo seguro e ficar confortável? Jogar pelo seguro e ficar confortável, não poderá levar-te mais longe do que o bom. Muitos clientes do Coaching são pessoas já muito bem sucedidas na vida. Depois de terem experimentado pessoalmente o poder do Coaching elas percebem com o quão pouco elas se estavam a contentar nas suas vidas. Elas estavam-se a contentar com o bom quando podiam ter estado a viver o excelente.

O Coaching aumentou substancialmente a qualidade das suas vidas, em todas as áreas, do aumento das vendas a melhorias nos relacionamentos e de uma  melhor saúde até ao aumento da produtividade. Elas sentem-se totalmente vivas e vibrantes. Pára de te contentares com o bom e vai atrás do excelente, com a ajuda do Coaching.

O 5º Maior Erro.

Acreditar que tens que trabalhar mais para atingires os teus objetivos. Aposto que tens sonhos ou desejos por cumprir mas não consegues imaginar tê-los na tua vida sem acrescentar muito mais ao teu horário, já sobrecarregado. Talvez te surpreendas ao saber que o Coaching pode permitir-te ser mais, fazer mais e ter mais, trabalhando mais inteligentemente ao invés de trabalhar mais. O teu Coach vai guiar-te num processo eficiente. Vai começar por se certificar do que realmente queres e do que não queres na tua vida. O que isto tem de bom é que quando descobrires as coisas na tua vida que fazes porque sentes que deves fazer e não porque tens que fazer, podes criar bastante espaço extra na tua agenda para resolver as coisas que são verdadeiramente importantes para ti.

Em seguida, vais desenvolver um plano de ação que detalha o que é necessário e para quando, para que possas alcançar os teus objetivos. Finalmente, vai-te manter o foco no caminho certo. Serás responsável perante o teu Coach em tomar ações consistentes e aprender a superar os desafios que surgem ao longo do teu caminho para o sucesso. Se quiseres aprender a trabalhar melhor em vez de mais, o Coaching é um investimento sábio do teu tempo e dinheiro.

“Há duas questões que temos de fazer a nós mesmos. A primeira é “Para onde é que eu vou?” e a segunda é “Quem vai comigo?” Se tens estas questões na ordem errada, tens um problema sério.” – Howard Thurman

 

O 4º Maior Erro.

Culpares factores externos para o que não funciona na tua vida e esperar que estes mudem para que tu possas ter a vida que sonhas. Tu deparas-te contigo mesmo a desejar que as outras pessoas fossem diferentes; mais fáceis de se conviver, mais positivas, mais bem sucedidas, confiáveis ou gentis? Ou, deparas-te contigo mesmo a pensar em como a tua vida seria melhor se as circunstâncias fossem diferentes, se tivesses um trabalho melhor, mais dinheiro, mais tempo ou mais oportunidades?Esta a escapar-lhe a chave do sucesso3
Convences-te a ti mesmo que estes factores externos são responsáveis por aquilo que não está a funcionar na tua vida ou a impedir-te de ter o que queres?

Pode ser muito tentador deixares-te cair neste paradigma. Mas a realidade é que, se tu estás à procura ou à espera que algo fora de ti mude e te dê o que tu queres, vais ficar à espera por muito tempo, e frustrado. A razão para isso é que tu não tens o controlo sobre nada fora de ti. O que tu tens, os pensamentos, é o controlo total sobre ti mesmo. Tu tens controlo total sobre os teus pensamentos, sobre as tuas ações e sobre os teus resultados. E se tens pensamentos preguiçosos transforma-os em pensamentos criativos.

É um facto que as circunstâncias mudam quando tu tomas uma decisão para te levar àquilo que tu queres. Contratar um Coach é uma das coisas mais inteligentes que podes fazer para garantir que tu assumes o controlo e crias a realidade que queres para ti.

O 3º Maior Erro.

Perder o teu tempo e dinheiro em coisas que não te dão os resultados que queres e no fim nem sequer são satisfatórios. Há um número infinito de coisas nas quais tu podes gastar o teu valioso tempo e dinheiro hoje em dia. Quando queres que as coisas sejam diferentes, ou melhores, é fácil para ti perder o teu tempo e  dinheiro de uma destas duas formas.


A primeira, em que podes estar a perder o teu tempo e dinheiro, é gastar o teu tempo e dinheiro a recolher informações que vêm sob forma de livros, software, seminários, relatórios ou programas. Estás a recolher informação que acreditas te pode ajudar a obter o que desejas. coachMas não fiques com a ideia errada, a informação é uma coisa notável. Os livros e programas são ferramentas essenciais para te ajudar a chegar onde queres ir, mas a informação por si só não te vai fazer obter os resultados que queres. Não podes esperar que as tuas vendas subam automaticamente só porque leste o último livro do Guru das Vendas nem podes assumir que as tuas despesas mensais se vão organizar automaticamente só porque compraste o novo software de controlo de despesas. Só vais obter resultados satisfatórios, com base na informação que recolheste, com medidas consistentes para alcançar os teus objetivos.


A segunda forma, em que podes estar a perder o teu tempo e dinheiro, é através da aquisição ou participação em coisas que nada têm a ver com conseguires o que realmente queres. coachOu até vão mesmo contra o que tu queres. Já alguma vez deixaste passar um mês em que satisfizeste todos os teus desejos de comer sem fazeres exercícios regulares, apesar do teu mais profundo desejo de atingir e manter um peso e um estilo de vida saudável? Já alguma vez compraste um aparelho caro, o qual não precisavas realmente ou nem podes pagar quando o que queres realmente é sentires-te bem-sucedido e experimentar a liberdade financeira? Se alguma destas situações se encaixa em ti, então estás a correr nos círculos do ganho a curto prazo, sob a forma de gratificação imediata, que se traduz em dor a longo prazo, porque as tuas experiências de vida não coincidem com o que tu realmente queres.

É muito importante aperceberes-te que gastar o teu tempo e dinheiro em coisas que te dão prazer imediato, mas que nada têm a ver com os teus objetivos e valores sempre te vão fazer sentires-te vazio. Totalmente vazio e à procura da próxima gratificação imediata. Em vez de desperdiçares o teu tempo e dinheiro, por que não investir em ti mesmo de uma forma que irá acelerar o teu desenvolvimento pessoal e profissional? Trabalhar com um Coach numa base contínua é o investimento mais rentável financeiramente e em termos de tempo, que podes fazer em ti e na qualidade da tua vida.

O teu Coach pode ensinar-te a aproveitar ao máximo o que tu tens e como tornar menos em mais. O seu Coach vai responsabilizar-te por tomares ações intencional e consistentemente para alcançares os teus objetivos. Ao trabalhares com um Coach, vais ganhar clareza sobre o que realmente queres, as razões para o que queres e como o obter. Ter clareza evita o trabalho de adivinhar. Desta forma, vais ser capaz de avaliar todas as tuas futuras oportunidades de investimento, e com isto, toda e qualquer oportunidade para gastares o teu tempo e dinheiro, de acordo com a capacidade destes lhe permitirem cumprir o teu verdadeiro propósito, a tua visão, os teus valores e os teus objetivos.

O 2º Maior Erro.

Esperar pelo momento “certo” para fazeres uma mudança ou para ires atrás das coisas que realmente desejas da vida. Na verdade não existe o momento “certo”. coachA vida será sempre cheia de ocupações. Haverá sempre obrigações familiares e negócios para tratar, tarefas para fazer, programas de TV para assistir e pessoas e projetos que querem o teu tempo, energia e dinheiro. A tua vida será sempre cheia de ocupações e se deixares, estarão sempre no caminho daquilo de que tu realmente queres.

O que podes fazer sobre isso? Pára de te enganar a ti mesmo com a ideia que o momento ideal está ao virar da esquina ou nalgum momento no futuro. Em vez disso, decide unir forças com um profissional que pode ensinar-te a tirar o máximo proveito de cada momento, começando agora, hoje.

O teu Coach vai responsabilizar-te, enquanto te mantém focado e no caminho certo para alcançares os teus objetivos, não importa o que a vida te traga.

O Maior Erro de todos.

Dizer a ti mesmo que não podes pagar um Coach.

A verdade é que não podes deixar de ter um. Há uma procura alta por Coaches nestes dias, porque o Coaching tem provado ser um método extremamente eficaz para facilitar o desenvolvimento e a realização pessoal e profissional. Fala-se em todos os lugares, nos meios de comunicação, nas empresas e na comunidade. Fala-se que o Coaching faz sentido e que funciona de verdade.

Em estudos sobre o impacto do Coaching, os resultados têm mostrado consistentemente um retorno sobre o investimento de mais de 100%. Os clientes de Coaching de todas as esferas e áreas da vida relatam consistentemente que é o melhor dinheiro que já investiram, porque o investimento numa parceria de Coaching permanente permite-lhes atingir os seus objetivos. O que é ainda melhor é que o Coaching permite-lhes atingir os seus objetivos mais rapidamente, mais facilmente e com melhores resultados. Agora pensa sobre isso por um momento.

Pensa sobre o que isso significa para ti. Qualquer coisa que queiras está disponível para ti mais rapidamente, com maior facilidade e com melhores resultados através do Coaching.

coach


Se ainda não tens a certeza, também não é razoável dizeres que queres que as coisas sejam diferentes. Querer alguma coisa não a faz acontecer. Vê agora quais são as 10 razões para teres um Coach na tua vida e depois toma uma decisão e, de seguida, faz uma ação intencional em direção ao que queres. Quando colocares o teu dinheiro no lugar da tua boca e investir num programa de Coaching, demonstras o teu compromisso para alcançares aquilo que queres e, ao mesmo tempo, afastas-te de qualquer possibilidade que não seja o sucesso total.

Photo credit:  Xabier.M, Roberto Ferrari, Sudhamshu Hebbar, epSos .de  via Compfight


Artigos relacionados:

About The Author

Eduardo Parreira da Fonseca

Licenciado em Informática, é consultor em Tecnologias de Informação, Coach com certificação internacional e frequenta o Master Coach. Criador de ComeçaAgora e autor dos livros 'Coaching Workbook' e 'Bloco de Coaching'.

1 Comment

  • Eduardo Parreira da Fonseca

    Reply Reply 25/07/2013

    Da minha experiência, realmente o que mais oiço é as pessoas dizerem que ter um Coach é muito caro.
    Mas também sei que quem contratou um Coach diz “é o melhor dinheiro que já investi.”
    Sabendo isso, a decisão de contratar deverá ser mais fácil.

Leave A Response

Confirme p.f. * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

* Denotes Required Field