razoes para teres um coach

Coach: Top 10 razões para teres um na tua vida.

“Todo o Coaching é, levar alguém para onde ele não se pode levar a si mesmo.” – Bill McCartney

Introdução.

A vida é feitas de escolhas e decisões e, para que sejam tomadas correctamente, devemos ter em conta o nosso potencial enquanto seres humanos. O desenvolvimento desse mesmo potencial pode ser levado ao máximo quando introduzimos as capacidades de um Coach nas nossas vidas. Escolhe o teu, entre os tipos de Coaching.

O que é um Coach?

De certo te questionarás “O que é um Coach?”. O processo de Coaching consiste no ensinamento de práticas que levam as pessoa a tomar consciência das suas capacidades e, por conseguinte, a desenvolvê-las de forma a que cheguem ao seu potencial máximo e assim consigam atingir as metas a que se propõem. Este desenvolvimento pessoal é levado a cabo por um Coach em áreas relacionado com trabalho ou carreira, dinheiro, saúde ou romance e em que a componente da liderança pessoal tem o seu destaque. Entre Life Coach ou Business Coach, aqui ficam 10 excelentes razões para teres um Coach na tua vida:

1-Inspiração.

Para que a tua vida tome o rumo certo por vezes é necessária alguma inspiração. Essa mesma inspiração não vêm do exterior mas sim do interior e, quando existem problemas internos por resolver, a inspiração poderá não se revelar. razoes para teres um coachO profissional de Coaching pode ajudar-te a abordar tais problemas e a ensinar-te como lidar com eles, para que assim consigas a inspiração desejada e atinjas os teus objectivos.

2-Tomada de consciência.

O Coach pode ajudar-te a clarificar a tua situação atual, apontando as áreas que necessitam de melhoria e fazendo um “rascunho” de direcções futuras.

3-Tomada de iniciativa.

O sucesso não se revela por si mesmo, é necessário ter iniciativa e partir para a acção. Desta forma, o sucesso mais facilmente se revela e, com as acções, as ferramentas de Coaching necessárias e com a ajuda do Coach, podes, de forma mais rápida e eficiente, tomar as decisões corretas.

4-Motivação.

O motivo que te leva a ação, ou seja, a motivação, é um factor de extrema importância. O nosso desenvolvimento pessoal pode depender da motivação que o profissional de Coaching te pode dar. Seja em questões de trabalho, saúde ou até mesmo dinheiro, é necessário ter motivação para avançar de forma confiante e tomar as melhores decisões.

5-Apoio.

Por vezes buscamos apoio e opiniões dos que nos são mais próximos. No entanto e por muito que nos queiram auxiliar, esse apoio pode levar a julgamentos de valor e a opiniões menos boas ou negativas. O Coach ajuda-te, sem te julgar, na forma como levas a tua vida. Apenas servirá para te apoiar e redireccionar-te no caminho certo para que possas atingir os teus objectivos, estando ao teu lado nos bons e maus momentos.

6-Superação de desafios.

Para atingires os teus objetivos e o sucesso que pretendes irás, com certeza, enfrentar vários desafios e impedimentos. O teu Coach pessoal serve para te apoiar e motivar, mas também para te capacitar e desafiar, através de técnicas de Coaching, ensinando-te a ultrapassar esses mesmo desafios de forma certa, delineando alternativas e soluções para que consigas chegar ao sucesso desejado. Vê p.e. como um Coach pode aumentar o teu ordenado ou as razões porque os comerciais precisam de um Coach.

7-Liderança.

Pensa nas pessoas mais bem sucedidas que conheces. razoes para teres um coachEsse tipo de pessoas, com certeza, contam com o apoio de um profissional. Porque não também apostares em alguém que te ensina a ser um líder? Isso é importante, seja para o mundo dos negócios (Business Coaching) ou carreira (Executive Coaching), seja no desporto (Coaching desportivo) ou a nível pessoal (Life Coaching).

8-Vida equilibrada.

A vida não é feita apenas de trabalho ou carreira. É igualmente importante apostar no equilíbrio no que toca a romance, questões de dinheiro ou saúde e relacionamentos em sociedade. Fala com o teu Coach, nas sessões de Coaching.

9-Rapidez.

Assim que contratas um profissional de Coaching as coisas começam a acontecer muito rapidamente. Com o foco nos teus objectivos, poderás contar com ele para que te ajude a desenvolver profissional, pessoal ou socialmente, sempre com o intuito de te levar a tomar as melhores decisões, de forma sensata, acertada e sempre de forma benéfica para o teu desenvolvimento pessoal.

10-Confidencialidade.

Ao confiares em alguém especializado podes expor aspectos da tua vida que serão considerados privados e confidenciais. Tudo o que discutires com o teu profissional de Coaching é regido pelas normas de ética e confidencialidade, de forma a que possas confiar nele e te sintas à vontade. Os pressupostos internacionais do Coaching são, muito bem, conhecidos pelo profissionais de Coaching.

Sessões de Coaching.

E, para te lembrar, hoje, é muito comum teres o teu Coach online através de sessões de Coaching feitas via Skype ou outro. O Coaching online é uma prática já muito usada em todo o mundo. Imagina que tens uma reunião que não te permite estar à hora marcada com o teu Coach? Ou imagina que queres ter sessões de Coaching com alguém que vive fora da tua cidade ou mesmo do teu país? É possível porque as sessões de Coaching não têm de ser presenciais, podem ser online ou mesmo por telefone.

Podes ler mais artigos sobre Coaching em baixo.

Photo credit: Hartwig HKD,  Daniel Horacio Agostini,  Alexandre Moreau via Compfight 


Artigos relacionados:

About The Author

Eduardo Parreira da Fonseca

Licenciado em Informática, é consultor em Tecnologias de Informação, Coach com certificação internacional e frequenta o Master Coach. Criador de ComeçaAgora e autor dos livros 'Coaching Workbook' e 'Bloco de Coaching'.

3 Comments

Leave A Response

Confirme p.f. * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

* Denotes Required Field